terça-feira, 9 de junho de 2009

Independência financeira!?

Eu vivo falando sobre independência financeira, e um dia desses, tendo uma conversa com um amigo, percebi que nem todo mundo sabe o real significado dessa expressão. Resolvi então, explicá-la aqui no blog.

Todo mundo tem um fluxo de caixa, que nada mais é do que o balanço de todo dinheiro que entra e sai do seu bolso. O dinheiro que entra é proveniente de ativos, e o responsável por levá-lo embora é o passivo. Os passivos são as despesas, ou seja, a casa que você compra, as contas que paga para mantê-la, a comida que te alimenta, suas roupas novas... Já os ativos são responsáveis por gerar renda, como imóveis alugados, juros, poupança, royalties, ou qualquer tipo de investimento que não precise da sua presença para gerar dinheiro, sendo assim, seu emprego não se inclui.

Depois dessa básica explicação, posso dizer que a tão almejada independência financeira é alcançada quando o montante do ativo é maior que o do passivo, ou melhor dizendo, quando você consegue manter seu padrão de vida sem precisar trabalhar.

Parece um sonho, né? Mas não é! Você pode muito bem viver dos seus ativos, assim como várias pessoas o fazem, e você não precisa de um milagre para que isso aconteça, mas apenas de um planejamento, e de bastante força interior para seguí-lo.

Eu já tenho o meu plano para alcançar a independência financeira, e um conselho que posso lhe dar é: Pague-se! Pegue 5 ou 10% de todo o dinheiro que passar pela sua mão, guarde para investir, e assim, será mais fácil alcançar sua independência financeira.

Para finalizar, peço que faça um favor a si mesmo. Procure, estude, pesquise, pense, pois isso é fundamental para alcançar nosso objetivo, manter a inequação ativo>passivo.

2 comentários:

FuRTuGa disse...

ta bem legal este artigo, achei bem interessante, flw Iuri, quem é fera sempre será fera :D

Anônimo disse...

Concordo com esse pague-se, mas concordo também que a passei além de se pagar com 10% de tudo que ganha, tem que investir, ou seja, tem que fazer o seu capital render o máximo possível.
Considero nisso, investimentos mais agressivos como Bolsa de Valores, mais rentáveis que renda Fixa, os Fundos Imobiliários ou até mesmo uma alavancagem no setor imobiliário (comprar uma casa para aluguel).
Penso assim, porque de nada adianta você conseguir sua liberdade financeira aos 70 anos, o que você vai fazer ? Nada!
Temos que atingir a tal, antes dos 50 ou 60 para podermos usufruir do dinheiro que conseguimos com muita disciplina e estudo.

Grandes abraços.

Luis Otávio.